segunda-feira, 14 de abril de 2014

Rafael Lisita explica o que é o Project The Other e como ele surgiu.

Não para de surgir novos nomes no pop nacional, estes estão invadindo as mesas dos DJ's nas baladas brasileiras e caindo no gosto dos internautas. Estes novos atristas estão se lançando de maneira independente e mostrando que qualidade musical e áudio-visual não depende das grandes gravadoras e sim da criatividade e talento de quem produz. Podemos citar alguns nomes como Lorena Simpson, Francine Porto e o queridíssimo Rafael Lisita. Rafael talvez seja o mais recente cantor que há lançado clipes independentes na internet que exalam o pop da mais altíssima qualidade. Com o Project The Other, Rafael que só lançou duas músicas, já mostra que tem em sua veia artística referências como Britney Spears e seu icônico vídeo-clipe de I'm a slave 4'u, David Bowie, Lady Gaga e Adam Lambert. Essa semana estive com o Rafael e ele contou para nós do blog como tudo isso acontece. Confiram ai:


RF: De onde surgiu a idéia de lançar o Project The Other?

RL: Surgiu com meu mestrado em arte e cultura visual. Estudo a representação de identidades estranhas em videoclipes e o termo "outro" era bastante recorrente nas minhas leituras. Foi um processo de auto descoberta, as leituras e a pesquisa me abriram os olhos e eu passei a olhar pra dentro, a me conhecer melhor... eu já escrevia letras desde os 15 anos e adorava cantar, mas sempre fui muito reprimido por outras pessoas e por eu mesmo. Eu me cobrava muito, e esse período do mestrado me transformou. Dei espaço paro o cara que existia dentro de mim ganhar vida, mesmo que para alguns isso aconteça somente nos videoclipes. Por isso Project The Other. E as músicas vieram com a necessidade de produzir algo prático com a minha pesquisa... resolvi me arriscar. 

RF: Nos seus videos há bastante dança e uma boa elaboração coreográfica, como isso funciona antes das gravações?

RL: Para o primeiro vídeo-clipe tivemos bastante tempo de ensaio. Eu nunca havia dançado antes, e tive que ir a escola de dança, onde conheci a Mare Rela, professora de dancehall, que é considerada uma forte influência musical na construção de Legs Up. Me apresentei, falei do projeto e ela embarcou e apostou nele de cara. Fiz aula de dança antes mesmo de pensarmos na coreografia que iria para o vídeo, assim que começamos os ensaios com a coreografia para a gravação do clipe, eu chegava dançar 3 horas por dia. O vídeo-clipe de Electric Guitar também foi coreografado pela Mare Rela, mas desta vez optamos por ensaiar apenas um pequeno trecho da música, pois tínhamos pouco tempo para fazer tudo, ensaiamos Eletric Guitar em quatro dias, Legs Up teve três semanas de ensaios intensos.

RF: Quem é o responsável pela identidade e toda narrativa visual de seus clipes?

RL: Sou eu que decido a locação, o cenário, e o enredo dos vídeos. Sempre faço uma reunião com a equipe de moda e maquiagem para decidirmos os figurinos, também passo o conceito geral para o pessoal da dança e juntos executamos a ideia central e tudo o que foi decidido no final das reuniões.

RF: Há muitos artistas brasileiros que surgiram no cenário musical através da internet, e que conseguiram ser destaque nacional, você tem vontade de fazer alguma colaboração musical com algum deles, se sim, com qual?

RL: Sim, com a Banda Uó, o trio é incrível, e eles são da minha cidade, Goiânia. O Davi Sabbag faz ótimas produções, sem duvidas eu gravaria uma música com eles caso surgisse a oportunidade.

RF: Lorena Simpson e Francine Porto são conhecidas nas boates brasileiras não só pelos DJ's que tocam suas músicas, mas sim por realizarem pequenas performances durante as festas que são dadas pelas casas noturnas. Quando é que poderemos ver você nos palcos das baladas goianas?

RL: É cedo ainda, eu gostaria de me apresentar com um repertório maior de músicas minhas. Quando for a hora vocês saberão. Será legal subir aos palcos para mostrar o meu trabalho, eu tenho um carinho muito grande por estes lugares, pois são neles que as pessoas escutam o nosso som nas pistas de dança e se divertem. Assim que for rolar algo do tipo eu contarei.

Assistam os dois vídeos do Project The Other; Se gostar vote bastante no Multishow. Curta também a fan page do cantor clicando AQUI.



Eu como blogueiro goiano super torço para que este som seja tocado no Brasil inteiro e mostre que não temos só bons cantores sertanejos, mas que também temos gente autêntica, que faz um tipo de som que poderia embalar a noite de qualquer boate do mundo. Rafael, desejo aqui todo o sucesso e reconhecimento pelo seu trabalho. Obrigado pelo bate papo, creio que há muita gente ansiosa para escutar a próxima música que o Projetct The Other irá lançar, quando isso acontecer, estarei aqui com entusiasmo para comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário